segunda-feira, março 28, 2005

Novas Teorias sobre as Novas Teorias da COISA

Olá Kiláudia! Em relação ao teu último post tenho a dizer que não o considero correcto na sua totalidade. Concordo que uma definição de coisa seja “Tudo o que existe ou pode existir real ou abstractamente”, mas não é da minha opinião que “O Outro Lado da Coisa” seja tudo o que não existe. O que não existe não é o outro lado do que existe, é simplesmente um grande nada, o vácuo, um conjunto vazio. O que não existe não faz parte do que existe, como “O Outro Lado da Coisa” faz parte da Coisa. Logo, “O Outro Lado da Coisa" não pode ser o que não existe. Para o caso de não terem entendido e estejam baralhados (tal como eu) vou passar a abordar o assunto de outra maneira.
Eu penso que “O Outro lado da Coisa” é algo que está relancionado e dependente da Coisa, algo real, que existe. Exempleficando: Esher pintou (como se vê num dos posts abaixo) o seu auto-retrato através da sua imagem reflectida num pisa-papeis. Neste exemplo Escher é a Coisa, e a sua imagem reflectida é “O Outro Lado da Coisa”, ou melhor, um dos lados da coisa. Tanto Esher como a imagem são reais: eles existem, embora Escher exista como um todo, e a imagem como parte desse todo.
Também qualquer opinião manifestada por um quadro, uma música ou um político é “O Outro Lado da Coisa”, pois é algo que pode mudar comforme o sujeito que o estuda, sendo o objecto de estudo sempre o mesmo.
Concluindo: “O Outro Lado da Coisa” são os diferentes planos/perspectivas que se podem ter de uma Coisa. Todos vêem o seu lado de frente, mas todos os lados são diferentes, como um grupo de indivíduos que observa faces pintadas de diferentes cores, mas que fazem parte do mesmo cubo, a coisa.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo. Mas em parte tambem concordo com o post anterior!

3:56 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Ola as duas! Ritinha este teu post está assim um bocado confuso... Para perceber isto (como sabes sou loira...) demorei assim um bocado a assimilar... ms até concordo cm o k disses-te!
Bjinhos as duas***********

2:48 p.m.  
Blogger Cláudia said...

Anita...
Eu sei que o post está confuso, mas... hei!! É suposto fazer-te pensar! E além disso... caso ainda não tenhas reparado... tu NÃO és loira (excepto os vestígios das tuas antigas madeixas, mas isso não conta)!!
De qualquer maneira, obrigada pelo post =)

2:51 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Rita... não me estava a referir ao cabelo... mas sim à minha inteligência...
Ah... e tudo o que se faz e o que não se faz nos faz pensar...

2:53 p.m.  
Blogger Cláudia said...

Sim Ana!! E também existe tratamento para isso... =)

2:54 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Bem conversar aqui tipo chat? Fantastiko tb kero! O Vosso blog ate tem koments =D

12:15 a.m.  

Enviar um comentário

<< Home